A cidade do Porto recebe a primeira edição do NBS Summit - Urban Edition, uma…
O Grupo Preceram associou-se ao Podcast “No País dos Arquitectos” com o intuito de continuar a apoiar e a levar a Arquitectura portuguesa mais longe. Comprometido a produzir produtos e soluções para um futuro mais sustentável, o grupo continua assim a trabalhar lado a lado com os arquitectos.
Este Podcast é um território onde as conversas de arquitectura são uma oportunidade para conhecer os arquitectos, os projectos e as histórias por detrás da arquitectura portuguesa de referência.
O Grupo Preceram esteve presente na gravação de um episódio especial, o primeiro com público, na Casa da Arquitectura. Neste episódio os convidados foram os arquitectos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez que falaram sobre o recentemente inaugurado Batalha Centro de Cinema. Esta conversa leva-nos a fazer uma viagem no tempo, onde ficamos a conhecer a história do Cinema e a importância que ele representa para a cidade do Porto.
Para conhecer melhor a história e o envolvimento que houve não só por parte dos arquitectos, mas também dos trabalhadores, e das próprias famílias, na recuperação do edifício, ouça a entrevista aqui.
Pode também assistir a este episódio completo em vídeo no canal do YouTube da Casa da Arquitectura:
Pode ouvir ou rever todos os episódios do podcast no Spotify ou na Apple Podcasts.
Obra – Batalha Centro de Cinema
O Batalha Centro de Cinema é uma obra de referência do Grupo Preceram, para a qual foram fornecidas soluções para a reabilitação do histórico Cinema Batalha, nomeadamente, sistemas em placas de gesso Gyptec.
O projeto de recuperação do Cinema Batalha representa um caso paradigmático de intervenção no património, articulando de forma exemplar a reposição das condições originais com a criação de valências que respondam às necessidades contemporâneas.
“O Cinema Batalha é uma obra de arte absoluta”, consideram os arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, para quem a responsabilidade sentida no projeto de reabilitação “é consequência de se tratar de um projeto de arquitetura que configura um verdadeiro ato de cidadania”.
Veja a galeria de imagens e saiba mais sobre esta obra AQUI.