skip to Main Content

Lançamento do primeiro Guia Técnico de Coberturas Verdes

A ANCV – Associação Nacional de Coberturas Verdes com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Centro lançou recentemente o primeiro Guia Técnico para Projeto, Construção e Manutenção de Coberturas Verdes.

A Argex enquanto membro da ANCV e patrocinadora do guia técnico esteve presente nos eventos de apresentação que decorreram no dia 16 de Janeiro em Coimbra, e no dia 17 de Janeiro em Lisboa.

Estas duas apresentações do guia contaram com várias palestras técnicas sobre o tema, articuladas por oradores de várias áreas, que participaram no desenvolvimento deste documento único.

Este guia surge da necessidade e importância dos projetistas conhecerem ao detalhe as especificidades técnicas dos constituintes das coberturas verdes, com o objetivo de tirar o máximo partido e rendimento das suas vantagens.

Nas coberturas verdes a argila expandida ARGEX cumpre várias funções sendo um produto de extrema importância na constituição e funcionamento destes sistemas. A sua aplicação possibilita criar as condições óptimas e necessárias para um bom desenvolvimento das plantas.

A argila expandida Argex é um produto natural, duradouro, incombustível e inerte, não se decompõe ou apodrece, nem é atacado por roedores ou insetos.

A ARGEX ajuda a regular a humidade e melhora a eficiência térmica e acústica dos edifícios. Devido à sua leveza a sua utilização permite reduzir a carga nas estruturas, oferecendo ainda, uma proteção natural ao sistema e aumentando a vida útil dos materiais utilizados na impermeabilização e isolamento.

A drenagem constitui um elemento importante na preservação e durabilidade das coberturas verdes. A utilização de ARGEX permite um escoamento rápido do excesso de água, devido aos pequenos espaços existentes entre as bolas de argila, evitando que a água fique acumulada no substrato o que ajuda as raízes das plantas a respirar.

Mais informações sobre a aplicação da ARGEX em coberturas verdes em: http://argex.pt/flora-paisagismo.html

Back To Top