skip to Main Content

Jornal Gyptec #2 – Carrilho da Graça: Dos segredos interiores e das obras que duram

Após o sucesso da primeira edição do Jornal Gyptec, que contou com a entrevista ao Arq. Álvaro Siza Vieira, a propósito do seu projeto para o edifício sede da Fundação Nadir Afonso, a Gyptec Ibérica e a Ordem dos Arquitectos fazem o lançamento e a apresentação do segundo número do Jornal Gyptec.

 

Manuel Graça Dias visitou o Museu de Setúbal que está a ser instalado no Convento de Jesus segundo um projecto da autoria do Arquitecto João Luís Carrilho da Graça e cuja ala poente foi recentemente inaugurada.

 

Nesta segunda edição do Jornal Gyptec, editado pela Ordem dos Arquitectos, é entrevistado o Arqtº João Luís Carrilho da Graça acerca desta recente recuperação, extensão e reconversão do Convento de Jesus de Setúbal em museu. Este monumento nacional (um dos primeiros exemplos de arquitectura manuelina) e principal referência patrimonial de Setúbal, reabriu ao público 23 anos depois do seu encerramento.

 

A recuperação do Convento partiu do concurso lançado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo IGESPAR, na qual a proposta do Arqtº João Luís Carrilho da Graça saiu vencedora. Uma proposta que Carrilho da Graça desenvolveu, depois, sem grandes alterações, corresponderia a uma obra verdadeiramente notável, tanto no que respeitaria ao surgimento de uma peça museológica interessantíssima a vivificar o centro histórico de Setúbal, como na exemplaridade de que se revestiria no construir novo, com respeito e inteligência, ao lado do antigo, recuperado e reabilitado, Convento de Jesus.

 

Leia a entrevista e conheça os pormenores deste ambicioso trabalho de Carrilho da Graça. O Jornal Gyptec #2 será apresentado e estará em distribuição a partir de quarta-feira dia 4 de Maio na Tektónica 2016.

 

Visite-nos no Pavilhão 2, stand 2C23/2D22 e receba o seu exemplar.

 
 banner_jornal_edicao2_v3

Back To Top