O Grupo Preceram participou em mais uma edição da Tektónica, que teve lugar nos dias…
No início do ano foi lançado pelo Portal da Construção Sustentável um concurso de ideias intitulado “EcoHut”. Com o apoio das empresas Gyptec Ibérica, Roca, Coelho da Silva, Grupo Amorim, e Alucobond, este concurso desafiou estudantes de todo o país a desenvolver um projecto de alojamento para festivais de Verão.
O grande desafio deste concurso tinha por base a construção de um módulo completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, mini-estações de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia elétrica (painéis fotovoltaicos e baterias).
Cada equipa participante teve então oportunidade de desenvolver um modelo de alojamento móvel, totalmente constituído de materiais sustentáveis, entre os quais as placas de gesso da Gyptec Ibérica. Os projetos a concurso foram de elevada qualidade e com a mais-valia de serem equipas pluridisciplinares, arquitetos e engenheiros, a trabalhar em conjunto, em prol da sustentabilidade e eficiência energética.
A ideia apresentada pelos vencedores consistiu numa “gaveta”, um pequeno módulo que se projecta para o exterior, uma vez aberta, expandiria a área útil do módulo. A equipa vencedora formada por Eduardo Lopes, Luis Ferreira, João Moreira e Joel Duarte da Universidade do Minho arrecadou um prémio no valor de 3 mil euros. O pódio foi completado pelas equipas compostas por Carlos Afonso e Ana Bento, e por Andreia Soares, Leandro Alves e Ricardo Ribeiro, na segunda e terceira posições, respectivamente.
A entrega dos prémios do concurso de ideias EcoHut decorreu no dia 16 de Junho na Roca Lisboa Gallery. A exposição das propostas finalistas está ainda patente neste espaço e pode ser visitada até sexta-feira dia 23 de Junho de 2017.
A Gyptec Ibérica congratula todos os participantes, em especial, os vencedores do Concurso de Ideias EcoHut.
Mais informações em: http://www.csustentavel.com/conheca-os-vencedores-do-concurso-ecohut/